domingo, 29 de julho de 2012

A Caminho das Estrelas


Era uma vez um menino, que nasceu no dia de São Sabino, na rua das Virgens,Luís foi batizado aos 5 meses pelo Pe. João Maria, hoje o Santo de Natal.
Cresceu cercado de carinho e cuidados, ouvindo estórias contadas por sua babá Dona Bibi, desde cedo enveredou pela cultura... Esse menino agora era o jovem Luís da Câmara Cascudo que desejava ser médico, foi para Bahia e para o Rio de Janeiro, mas deixou o curso no 4º ano. Ingressou na Faculdade de Direito no Recife e lá se formou. Antes disso, finalizou seu sonho de Jornalista no Jornal A Imprensa fundado 10 anos antes por seu Pai. Lá iniciou seus escritos através da coluna Bric-a-Brac.
E o tempo passou... Passou e eis que um dia o belo jovem  de olhos azuis encontrou aquela que seria seu maior amor,porto-seguro,companheira de todas as horas...Sua Flor sem espinhos,Dahlía,que por sinal era a rosa de predileção de sua mãe.
Esse Advogado, Antropólogo ,Historiador,Jornalista,Folclorista ,mas acima de tudo e como gostava de ser chamado,Professor Luís da Câmara Cascudo,encantou-se num 30 de julho de 86,aos  87 anos,chamando por quem mais amava no mundo:
­­_Ai Dahlia!!!
“ Mas a viagem Cascudeana não terminou com a morte.Segue,agora,a caminho das estrelas”.Ele mesmo dizia: “ Como a morte existe,os mortos não!...”
E assim encantou-se,mas ainda vive,e viverá sempre que usar um provérbio,se fizer um gesto,dançar um Boi-de-Reis,ouvir ou contar uma história,lá estará ele o Homem que redescobriu o Brasil.


 

Um comentário:

  1. Estaremos amanhã,dia do encantamento de Câmara Cascudo fazendo -lhe uma homenagem,com essa história feita para esse fim.

    ResponderExcluir